sábado, 12 de fevereiro de 2011

O QUE É UNIDADE ESPIRITUAL? BOLETIM 06.02.11

“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.” Jo. 17. 18-23.

O texto acima, juntamente com o capítulo anterior de João, expressa em plenitude um dos momentos mais importantes do ministério de Jesus, e não apenas isto, ele também revela a dificuldade que os discípulos tiveram para compreender o retorno do Senhor para o seu ambiente espiritual de glória (Jo. 16,17-18). Analisando o texto base para a ministração desta semana, podemos observar que no capitulo 17 de João Jesus se propõe a orar e a interceder pelas dificuldades pessoais dos discípulos e por outras dificuldades que enfrentariam no mundo, por exemplo: O ódio dos inimigos de Deus.

Todavia, esta oração revela algo mais profundo. Ela nos revela propositalmente algumas afirmativas do coração de Jesus a respeito dos discípulos e da vida cristã. (Jo. 16. 32,33). Revela ainda um aspecto afetivo ao afirmar que seus discípulos não estariam sozinhos, pois este não era o desejo de Deus. (Jo. 16.7) E finalmente, revela que a maneira pela qual Deus não permitiria nenhuma solidão seria através da unidade espiritual.

Unidade Espiritual é Uma Produção Exclusiva de Deus

Nós não podemos produzir unidade, nossa missão é mantê-la. (Ef. 4.3) Todos os que crêem em Cristo, em qualquer lugar, em qualquer tempo, fazem parte da família de Deus e estão ligados ao corpo de Cristo pelo Espírito. Qual o problema então? O problema está na confusão que existe entre uniformidade e unidade.

Podemos ter vários alunos vestidos com a mesma farda de uma escola, todos iguaizinhos, contudo, por mais que se pareçam sabemos que são essencialmente diferentes uns dos outros. A maioria das pessoas trata a questão da unidade da mesma forma. Observa-se alguns aspectos externos e imagina-se ter unidade verdadeira. Mas Unidade é uma operação interna do Espírito Santo. Ao sermos batizados no corpo de Cristo, através do Espírito que opera de acordo com Pai e com o Filho, nos tornamos participantes da vida de Deus: “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós”. Segundo o Dr. David Baldwin você pode amarrar um gato a um cachorro através de uma corda, eles estarão juntos, mas não estarão unidos. Só há unidade quando elementos diferentes se fundem em uma mesma natureza: “também sejam eles em nós”. Foi Jesus quem disse isto! Deus abençoe a todos!

Pr. Paulo.

Nenhum comentário: