domingo, 10 de abril de 2011

O PREÇO DA AMIZADE - BOLETIM - 10.04.11

“Este é o sangue da aliança, a qual Deus ordenou para vós outros”. Hebreus 9.20.

Nos dias modernos de hoje, somos estimulados a dar valor financeiro a quase tudo. Porém, há coisas que não se podem valorar por este critério. Por exemplo: Quanto custa passar uma manhã agradável com os filhos? Quanto custa ter mais tempo para a família? Geralmente, classificamos estas situações como qualidade de vida e não mensuramos o seu valor. Conheço uma irmã que rejeitou uma promoção para ficar mais tempo em casa com os filhos. Ela entendeu que os relacionamentos familiares básicos têm valor superior às coisas!

Quanto vale uma amizade sincera? Aliás, quanto custa uma amizade entre irmãos na igreja? Será que podemos calcular o valor de algo tão precioso? Segundo a revista Super Interessante, edição 288 de fevereiro de 2011, sim! “Em 1937, na Universidade Harvard, começou o maior estudo já realizado sobre a saúde humana. Diversos voluntários responderam à pergunta “o que faz uma pessoa ser saudável? A conclusão é surpreendente. O fator que mais influi no nível de saúde das pessoas não é a riqueza, a genética, a rotina nem a alimentação. São os amigos. Segundo o mesmo estudo revelou: ganhar um amigo equivale a receber R$ 134 mil a mais de salário anual”. Esta pesquisa revela que as relações afetivas ainda são necessárias para nós!

Neste mundo capitalista onde tudo está relacionado com as cifras as pessoas estão sempre compensando seus vazios com os seus “bens” procurando um pouco mais de felicidade. Mas isto se torna uma ilusão diabólica quando não se tem alguém para compartilhar a vida!

É importante considerar que as coisas quando feitas pelo mundo com seriedade podem revelar as verdades de Deus. Podemos dizer que esta pesquisa revela a palavra do Senhor e corrobora a ideia de Deus: Família! Principalmente a família de Deus, ou seja, a igreja. Ef. 2.19.

Deus sabe quanto custa uma verdadeira amizade: “Este é o sangue da aliança, a qual Deus ordenou para vós outros”. Hb. 9.20. Custou o preço do sangue do seu filho amado. As nossas amizades, as nossas relações familiares e principalmente as alianças espirituais geradas no meio da igreja só são possíveis devido ao alto preço que foi pago na cruz. Não foi com coisas corruptíveis: “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo”. 1Pd. 1.18,19. Este texto nos fala que fomos resgatados pelo sangue de Jesus. Isto é grave. Alguém morreu para nos reconciliar com Deus. Então, amizade é muito importante para Deus.

Jesus morreu em nosso lugar para nos dar a oportunidade de vivermos numa família onde, embora as pessoas sejam diferentes umas das outras, sejam semelhantes a Ele. Este lugar é a igreja! A liberdade que temos hoje de amar uns aos outros e experimentar a alegria da amizade de Deus foi conquistada com muito sofrimento por meio da morte de Jesus no passado.

Portanto, nós não podemos desprezar nem as amizades no Senhor nem a amizade do Senhor: “Então, o que será que vai acontecer com os que desprezam o Filho de Deus e consideram como coisa sem valor o sangue da aliança de Deus, que os purificou? E o que acontecerá com quem insulta o Espírito do Deus, que o ama? Imaginem como será pior ainda o castigo que essa pessoa vai merecer! Hb. 10.29. Não quero nem imaginar. Deus te abençoe!

Pr. Paulo.

Nenhum comentário: