terça-feira, 24 de maio de 2011

FUGINDO DO MAL - BOLETIM - 22.05.2011

“Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus”. 3Jo. 1.11; “Abstende-vos de toda espécie de mal”. 1Tes. 5.22.

A palavra de Deus nos revela que o mal começou no coração de Satanás, ainda no céu, quando houve a grande rebelião contra Deus (Ez. 28.14,15). O mal é a total degradação da interioridade do ato humano, do sujeito moral. Deste modo o “ethos”, que na verdade é o âmago do agir – a intenção – está totalmente contaminada, arruinada pelo pecado. Por sua vez o mal é um equivalente quase idêntico ao pecado, se tornando, às vezes, impossível distinguir uma coisa da outra. O mal está dentro de cada ser humano e a bíblia o chama de natureza do pecado! O mal passou a habitar em nós através do pecado original (Gn. 3.5).

Vamos analisar alguns ensinamentos das escrituras sagradas sobre este assunto e como podemos obter saúde espiritual através destas orientações:

SOBRE A IRA DO SENHOR – (1Pe. 3.12)

AFASTAR-SE DO MAL – (Sl. 34. 14)

NÃO PRATICAR A VINGANÇA – (Rm. 12.17)

SOBRE A PROTEÇÃO DO SENHOR – (Jo. 17.15)

Cada um destes textos acima relacionados contém de maneira prática instruções sobre como viver longe do mal. O mal se manifesta de muitas formas, principalmente na forma de tentações. Na Carta aos Romanos, Paulo nos incentiva a vencer o mal de maneira bem específica: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem”. Rm. 12. 21. Mas como vencer uma coisa que está entranhada em nossa natureza?

Inicialmente quero afirmar que toda condenação foi anulada para aqueles que estão em Jesus, isto é importante destacar: “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Rm. 8.1. Todos nós que recebemos o Senhor Jesus fomos libertos do poder do mal: “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”. Rm. 8. 2.

Em seguida, podemos afirmar também a relação espiritual dos que estão em Cristo com o Espirito Santo: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. Rm. 8. 9. Se estivermos em Cristo simultaneamente estaremos no Espirito. Paulo chega a dizer que quem não tem o Espirito do Senhor Jesus também não pertence a Ele. Por isso podemos declarar que somos mais do que vencedores. Vencemos o mal através da libertação que Cristo promoveu em nós e somos mais do que vencedores ao permanecer no Espírito.

Portanto, abster-se do mal é mais uma atitude proativa onde nos apropriamos das bênçãos advindas da cruz – a libertação da condenação e a vida no Espírito - do que propriamente correr de algo que nos afugenta. Fugir do mal significa correr para Deus. E como o propósito eterno de Deus é maravilhoso e sempre nos faz bem, Ele deseja o nosso afastamento do mal para frutificarmos para a eternidade: “Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna”. Rm. 6.22.

Em Amor e Verdade, Jesus te Abençoe!

Pr. Paulo.

Nenhum comentário: