quinta-feira, 3 de março de 2011

COMUNHÃO PRECISA GERAR UNIDADE - BOLETIM - 27.02.11

“Certamente, te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente, congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas no aprisco, como rebanho no meio do seu pasto... Subirá diante deles o que abre caminho; eles romperão, entrarão pela porta e sairão por ela; e o seu Rei irá adiante deles; sim, o SENHOR, à sua frente”. Miqueias 2.12-13.

O Jejum de 21 dias foi uma direção de Deus para a igreja entender e praticar a Unidade Espiritual. O que faremos agora? Vamos preservar esta Unidade do Espírito: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. Ef. 4.3.

Existem muitas figuras da igreja no A.T.: A arca da aliança, o tabernáculo e o templo de Salomão. Mas no Novo Testamento podemos identificar uma figura bem interessante: O aprisco. No Evangelho de João, Jesus disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem”. Jo. 10.9. Podemos dizer que Jesus é a porta do aprisco. A igreja é a expressão do reino de Deus na terra, portanto ela é o único aprisco de Deus para a proteção das ovelhas, cuidado mútuo e cura das feridas mais profundas.

Em Miquéias encontramos uma palavra profética a respeito da Igreja (Mq. 2. 12,13). Deus falou através de Miquéias contra as práticas maldosas e da injustiça daquela geração. Mq. 2.1. Mas é também em Miquéias que encontramos a profecia sobre o nascimento do Messias (Mq. 5.2-4) e como seria a sua liderança: “Ele se manterá firme e apascentará o povo na força do SENHOR, na majestade do nome do SENHOR, seu Deus; e eles habitarão seguros, porque, agora, será ele engrandecido até aos confins da terra”. Mq. 5.4. Leia Mq. 5. 1-5 e Jo. 10. 7-18.

Tanto Miquéias como João nos ensinam sobre alguns aspectos importantes da igreja para nosso tempo: Jesus é o pastor que Protege, Cuida, Abençoa e Nutre as ovelhas. Ele faz todas estas coisas por meio da igreja.

NA COMUNHÃO DA IGREJA A UNIDADE É GERADA

“Certamente, te ajuntarei todo, ó Jacó; certamente, congregarei o restante de Israel; pô-los-ei todos juntos, como ovelhas no aprisco...” Mq. 2.12.

Miquéias fala de um ajuntamento, de um congregar. Estas palavras apontam para a igreja. O aprisco lembra a Igreja em todos os aspectos: Na comunhão, alimentação, no calor e também no Cuidado Mútuo das ovelhas. Na igreja as “ovelhas” têm estas mesmas bênçãos derramadas pelo Senhor através da comunhão. At. 2. 42-47. A comunhão por sua vez conduz a igreja à Unidade. Tudo começa com a comunhão.

Em Filipenses Paulo fala: “Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo”.

Na comunhão da Igreja a unidade é fomentada. Quando andamos em comunhão Deus abençoa a igreja. Paulo diz que a comunhão promove unidade em três aspectos da nossa vida: razão (mente) – “penseis a mesma coisa”; o mandamento: “tenhais o mesmo amor” e as nossas emoções: “tende o mesmo sentimento”. Deus deseja que a igreja VIVA EM UNIDADE! Afinal, somos um Purê e não um saco de batatas. Portanto, vamos preservar a UNIDADE, pois é o plano de Deus para nós. Amém!

Pr. Paulo

Nenhum comentário: