sábado, 12 de março de 2011

O PODER DA COMUNHÃO - BOLETIM - 13.03.11

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”. Sl. 133.1-3.

Uma das coisas mais fáceis na terra é discordar. Todo mundo tem direito a uma opinião pessoal sobre política, futebol e sobre os últimos acontecimentos do planeta. Mas quando se trata do reino de Deus isto não é assim! Não encontramos nenhum ensino no Novo Testamento que estimule os irmãos a ter opinião particular sobre qualquer parte da escritura. “Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular interpretação”. 2Pe. 1.20. A comunhão na igreja é minada quando existem pessoas com o hábito da discordância. Deus não nos chamou para discordar, mas para a união. Certa vez ouvi alguém dizer que quem não aprendeu a concordar não sabe discordar. Paulo e Pedro dizem em diversas passagens do Novo Testamento (1Co. 1.10; Fl. 2.2; 1Pe. 4.1; 2Pe. 1.6) que a ordem de Deus é para a concordância. Não pode haver comunhão se não existir acordo: “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” Amós 3.3.

QUAL É O PODER DA COMUNHÃO?

Eu gostaria de relacionar três bênçãos especificamente advindas da comunhão:

1 - “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!”.

A comunhão alegra o coração de Deus. Às vezes, oramos a Deus e falamos: “Senhor eu quero agradar o seu coração, o que devo fazer”? Deus diz: “Aprenda a concordar com seus irmãos”. Para muita gente concordar é difícil, pois a vaidade e o orgulho ainda estão impregnados no coração. Vaidade e Orgulho são barreiras poderosas inimigas da comunhão!

2 - Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”.

A benção e a vida de Deus. A igreja onde as pessoas vivem em união possui um clima de vida espiritual muito presente entre seus membros. Você já reparou onde há confusão, briga, inveja e partidarismo como as pessoas estão? Parecem mortas! Geralmente é porque Satanás opera nestes lugares! Deus opera e ordena a sua benção e a sua vida onde há comunhão. Por isso cremos que quanto mais unidade, mais receberemos poder e vida de Deus. Às vezes, uma igreja até ora bastante, mas não tem união. Então não há vida, mas um ambiente de competição! A comunhão é poderosa porque nos protege contra o espírito partidarista que opera no seio de muitas igrejas. Este espírito é derrotado por meio da unidade em amor.

3 - Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros.

A comunhão é gerada através da vida de transparência – “se andarmos na luz...”. Se andarmos na luz não haverá pensamentos e sentimentos ocultos dentro de nós. Irmãos que não se permitem conhecer, que não se revelam, não produzem comunhão. O Poder da comunhão nos livra de uma vida na obscuridade. Pessoas que não têm comunhão são sempre uma incógnita. Nunca sabemos o que realmente se passa no coração delas. Isto não agrada a Deus. Nossa vida precisa ser clara, as pessoas precisam conhecer o nosso coração: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. 1Jo. 1.7. A Comunhão é sempre uma bênção, amém!

Pr. Paulo.

Nenhum comentário: