terça-feira, 5 de abril de 2011

A IMPORTÂNCIA DE CONGREGAR - BOLETIM - 27.03.11

“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”. Hb. 10.25.

A igreja que Jesus fundou é perfeita quanto a seu propósito. Embora possamos nos decepcionar com alguns irmãos, não podemos dizer que a igreja nos decepcionou porque se isto acontecer, então a igreja perdeu a característica de corpo de Cristo, isto é, deixou de ser igreja. Isto só acontece quando o corpo perde a ligação com a cabeça, vindo assim a morrer.

Durante estes anos de minha conversão, às vezes, ainda ouço irmãos dizerem: “Não vou mais frequentar a igreja, assim é melhor ser crente em casa”. Embora discorde da prática de congregar somente em casa preciso admitir que algumas destas pessoas não tiveram outra opção a não ser deixar aquela “igreja” que perdeu a vida de Jesus.

Nestes anos venho notando também que as pessoas se apegam a prédios, bancos e à estrutura, alegam que ajudaram a construir a igreja e por isto não conseguem mais buscar um ambiente espiritual que corresponda às expectativas de Deus para as suas vidas. Entretanto, não encontramos orientação na bíblia para ficarmos perto de líderes ou pastores ou qualquer tipo de pessoa que esteja distorcendo a palavra de Deus, portanto matando a igreja. Em Romanos, Paulo diz: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles”. Rm. 16.17.

Precisamos nos afastar de algumas pessoas para nos achegarmos a outras. Isto é processo inevitável! Em Hebreus, encontramos a seguinte orientação:

1 - “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns”.

Há aqueles que deixam de congregar por razões fúteis, como por exemplo, os melindrosos - são sensíveis demais - qualquer atitude os ofendem. Pessoas melindrosas geralmente se acham mais espirituais que as outras e por isto dizem que não podem congregar com pessoas carnais. Mas a verdade é bem diferente. O melindroso é fraco espiritualmente. Ele ainda não tem o caráter de Cristo amadurecido em sua vida. A principal característica destas pessoas é o julgamento alheio. Pessoas melindrosas sabem medir bem as outras pessoas causando, porém, confusão na vida da igreja. Daí a importância de congregar. Quando congregamos temos o privilégio de ser admoestados.

2 - “antes, façamos admoestações”.

O dicionário define admoestação por repreensão ou censura. Em algum momento da nossa vida seremos repreendidos na palavra. Em Hb. 4.12 fala: “a palavra é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”. Aqueles que são admoestados, palavra mais suave para corrigido, são abençoados. Muitas pessoas não congregam porque não querem ser corrigidas, se acham maiores, logo não são abençoadas. Congregar é importante porque quebra nosso orgulho, nos torna mais dependentes uns dos outros e principalmente de Deus.

A bíblia diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”. 2Tm. 3.16. Deus usa as pessoas para aplicar a Sua palavra em nossa vida. Às vezes não é algo agradável, mas é salutar. Congregar é importante para Deus. 1Co. 14,26. Mas, sem dúvidas é mais importante para nós. Hb.10.31.

Pr. Paulo

Nenhum comentário: