sexta-feira, 13 de maio de 2011

PERGUNTAS EXISTENCIAIS - BOLETIM - 17.04.11

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele..”. Rm. 8.9.

Perpassa todas as mentes em um dado momento a indagação sobre nossa origem. De onde viemos? Para onde vamos? E tais questões são totalmente humanas e contemplam pessoas de todas as etnias e credos. Você certamente já se fez tal pergunta. Mas a que resposta você chegou?

A Bíblia nos diz que fomos criados do pó da Terra (Gn. 2.7) e a ela voltaremos (Gn. 3.19), entretanto afirma que somos mais que um corpo físico, uma vez que Deus “lhe soprou nas narinas o fôlego de vida”, quando então o homem deixou de ser um corpo inerte e passou a ser “alma vivente” (Gn. 3.7).

Quando Deus sopra Seu fôlego no homem transmite-lhe vida, animando-lhe o corpo com a essência do seu ser, dando ao ser humano uma natureza divina. E como Deus é espírito, transmitiu ao homem uma natureza espiritual.

O problema foi o pecado, através do qual nossa comunhão com Deus foi rompida, estabelecendo-se um abismo entre o nosso espírito e o Espírito de Deus que alimentava a nossa natureza espiritual, e com isso se deu a morte espiritual do homem. Perceba que a definição para morte é perda de comunicação com o ambiente, e foi exatamente o que aconteceu com o espírito humano, pois perdeu sua comunicação com o Espírito de Deus, seu ambiente original.

Mas quando tudo parecia perdido, estando nosso destino aparentemente selado, uma vez que “todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus” (Rm. 3.23), Deus, em sua misericórdia e muito amor, “estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo”, salvando-nos pela graça (Ef. 2.4,5).

Fomos ressuscitados com Cristo (Ef. 2.6) e chamados de volta para sermos “coparticipantes da natureza divina” (2Pe. 1.4), ou seja, voltamos a ter comunhão com Deus. Perceba que o homem é um ser espiritual. Não é o homem uma criatura dotada de espírito, ao contrário, é um espírito que possui um corpo. Tal discernimento importará em mudança radical de comportamento, sentimento e expectativa, uma vez que o homem espiritual terá sua carne subjugada a seu espírito, e seu espírito, em comunhão com Deus, manifestará Cristo em todo o momento.

Agora podemos responder àquelas perguntas iniciais, afinal sabemos que viemos de Deus, pois por Ele fomos criados; também sabemos que já estamos em Deus, pois o Deus de todo universo, ao nos ressuscitar em Cristo, voltou a fazer morada em nós, conformando-nos Templo do Seu Espírito (1Co. 3.16), e o nosso destino é alcançar a plenitude de Cristo (Ef. 4.13).

Assim, sabendo o que sou (um espírito dotado de corpo), onde estou (em Cristo) e para onde vou (rumo à glorificação), nos desvencilhemos de tudo que fortalece a carne, pois, uma vez em Cristo, as coisas do velho homem (morto espiritualmente) passaram e tudo já se fez novo (2Co. 5.17). Você é uma nova criatura, que assim seja o seu sentir, pensar e agir. Tenha uma semana em Cristo!

Pr. Wolney

Nenhum comentário: